Como acessar câmeras externamente utilizando DDNS

Hoje quero ensinar como configurar o seu DVR/HVR juntamente com o seu roteador para que você consiga acessar suas câmeras externamente através do celular utilizando IP fixo ou DDNS.

Esse final de semana configurei o DVR aqui de casa e por isso resolvi compartilhar, pois muitas pessoas tem dúvidas de como proceder, e na verdade é algo muito simples.

Acesso remoto “Cloud” P2P ou via DDNS?

Antes de tudo, quero deixar claro que a maioria dos gravadores de vídeo (DVR´s) atuais aceitam duas formas de configuração para acesso remoto, Cloud P2P e DDNS.

O acesso via Cloud P2P é a forma mais simples de configurar. Geralmente os fabricantes de marcas mais consagradas possuem um serviço de Cloud próprio onde basta criar uma conta e cadastrar o número de série do gravador de vídeo. As vantagens nessa modalidade são a simplicidade da configuração e a possíbilidade de contratar um serviço para que as imagens fiquem armazenadas em nuvem (o que ajudará muito no caso do ladrão levar o seu DVR junto com as imagens). Mas as desvantagens são que a sua internet ficará mais lenta, já que o gravador de vídeo ficará conectado a nuvem enviando as imagens 100% do tempo. E também o acesso remoto será mais lento, já que o celular precisará ficar conectado no servidor de nuvem e não diretamente ao seu gravador de vídeo.

O acesso via DDNS é a forma mais rápida de acesso. Nessa modalidade você acessará direatamente o seu gravador de vídeo, sem passar por nenhum servidor de nuvem, apenas liberando as portas do seu roteador. Mas antes de comprar o seu gravador de vídeo, verifique se a fabricante disponibiliza um servidor de DDNS próprio gratuito. Se não você terá que contratar um serviço de IP fixo com a sua operadora, ou pagar um serviço de DDNS que não são baratos.

Veja também: Câmera lâmpada IP 360º

A minha preferência é a modalidade DDNS, que é mais rápida e não não fica consumindo banda de internet o tempo todo.

Configurando a liberação de portas no roteador

Muita gente acha que configurar o acesso por DDNS é um bicho de 7 cabeças, mas na verdade não é. Para isso, você precisará apenas liberar a porta de serviço do seu DVR em seu roteador.

Primeiramente você deverá verificar como estão configuradas as portas HTTP e de Serviço do seu DVR. Para isso acesse o DVR via browser (Internet Explorer) ou diretamente no aparelho.

Veja também: Windows 10 mais rápido com 4 dicas

Estou utilizando um gravador de vídeo da marca Kalps e acessei via browser na minha rede local. Geralmente você irá encontrar as configurações de Porta no menu de Rede. No meu caso, as portas HTTP  e SERVIÇO estão configuradas respectivamente como 80 e 8000. Pode ser que o seu gravador de vídeo venha pré configurado com outras numerações. Você pode trocar caso deseje.

No meu gravador de vídeo Kalps, as portas estão configuradas como HTTP 80 e Porta de Serviço 8000.
No meu gravador de vídeo Kalps, as portas estão configuradas como HTTP 80 e Porta de Serviço 8000.

Após descobrir quais são os números das portas do seu DVR, você deverá acessar o menu do seu roteador. Para isso, será necessário fazer o acesso via browser digitando o IP do roteador e colocando o login e senha do mesmo. Para descobrir qual é o IP do roteador, acesse o prompt de comando do Windows e digite ipconfig, o  número IP do roteador é o gateway. O login e senha geralmente vem escrito atrás do roteador, mas caso não tenha, faça uma pesquina no Google pelo modelo do aparelho e com certeza encontrará 🙂

O IP do meu roteador é o gateway 192.168.0.1.
O IP do meu roteador é o gateway 192.168.0.1.

O meu roteador foi disponibilizado pela NET e é da marca ARRIS. Neste roteador a opção para liberação das portas fica em FIREWALL>SERVIDORES VIRTUAIS. Fiz a liberação das portas HTTP 80 e de Serviço 8000 para o IP do meu DVR que é 192.168.0.30.

No meu roteador da marca ARRIS, adicionei as duas portas.
No meu roteador da marca ARRIS, adicionei as duas portas.

Feito isso, você já conseguirá acessar as câmeras remotamente. Basta saber qual é o seu IP externo, caso você tenha contrado um serviço de IP fixo com a sua operadora. Caso não, você precisará utilizar um serviço de DDNS compatível com o seu DVR. Os DVR´s de marcas consagradas fornecem serviços de DDNS próprios, mas o serviço no-ip geralmente é compatível com a maioria dos DVR´s.

**Antes de comprar o seu DVR (Gravador de Vídeo), certifique-se de que ele tenha um serviço de DDNS próprio. O no-ip funciona bem, mas se você não pagar pelo serviço, será necessário reativar o mesmo todos os meses.

Configurando o aplicativo de câmeras no celular

Estou utilizando o app SECvision que é compatível com o meu gravador de vídeo da Kalps. A configuração é bem simples, coloquei o endereço de IP que a minha operadora forneceu juntamente com a porta 8000 e o login e senha que cadastrei durante a configuração do DVR. Caso você esteja utilizando um serviço de DDNS, coloque o domínio que você criou no serviço.

Configurei com o endereço IP externo, porta e login e senha do DVR.
Configurei com o endereço IP externo, porta e login e senha do DVR.

Agora as câmeras já podem ser visualizadas através do meu plano de dados 4G.

Pronto! As câmeras já podem ser acessadas.
Pronto! As câmeras já podem ser acessadas.

Conclusão

Como vocês viram, acessar as câmeras através de DDNS é muito simples, mas muita gente ainda bate a cabeça nesse procedimento. Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo! Até mais 🙂

Alexandre Cordeiro

Idealizador e principal mantenedor do TecnoUp.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta