A história do

Wallpaper do Windows XP!

Em outubro de 2001, a Microsoft lançou o Windows XP, um sistema operacional revolucionário que se tornaria um dos mais populares e duradouros da história da informática.

Com sua interface de usuário moderna e funcionalidades aprimoradas, o Windows XP foi um marco na evolução dos sistemas operacionais da Microsoft.

Uma das características mais marcantes do Windows XP era seu icônico papel de parede padrão, conhecido como "Bliss".

A imagem foi tirada pelo fotógrafo Charles O'Rear na região vinícola de Napa Valley, na Califórnia, e foi escolhida para representar a nova era do Windows XP, conhecida por sua estabilidade e usabilidade.

Charles O'Rear, e o icônico Bliss Wallpaper Foto: L Tuxboard

Mamiya RZ67

A famosa foto foi tirada enquanto Charles estava a caminho da casa de sua namorada em 1996. Ele usou uma câmera Mamiya RZ67 para fazer o registro.

Ele enviou a foto para a Corbis, uma empresa de licenciamento de imagens, e mais tarde foi contatado pela Microsoft, que estava procurando uma imagem para seu novo sistema operacional.

O papel de parede Bliss rapidamente se tornou um ícone do Windows XP e conquistou o coração de milhões de usuários em todo o mundo. Sua aparência relaxante e agradável tornou-se uma marca registrada do sistema operacional

Com o tempo, o papel de parede Bliss do Windows XP foi amplamente adotado pela cultura popular e se tornou um ícone reconhecido em várias formas de arte, como paródias, memes, pinturas e até mesmo tatuagens.

Apesar de ter sido substituído como papel de parede padrão nas versões mais recentes do Windows, o papel de parede Bliss ainda é lembrado e apreciado por muitos fãs do Windows XP.

Como o lugar está atualmente?

É possível conferir a localização pelo Google Street View. Confira o resultado abaixo. A Imagem é datada de abril de 2021.

Endereço: 3054 Carneros Hwy, Sonoma, Califórnia

A popularidade do papel de parede Bliss do Windows XP também inspirou outras plataformas a criar imagens de fundo de tela semelhantes em seus sistemas operacionais e dispositivos.

VIDA PROFISSIONAL

National Geographic

Quando tinha 20 e poucos anos, Charles entrou para o time de fotógrafos da National Geographic, onde ficou por quase três décadas.

Charles O'Rear em 2007 - Foto: Wikipédia

“Eu não fazia ideia que ela se tornaria a fotografia mais vista e reconhecida do mundo [...] Se eu soubesse o quão popular ela se tornaria e quantos computadores estariam com ela, eu teria feito um trato e comentado ‘apenas me dê alguns centavos para cada vez que ela for vista’. Isso seria um negócio melhor”.

Charles O'Real para o jornal Sydney Morning Herald,  em 2014