Laptop está sendo leiloado por mais de US$1.000.000,00

O Laptop carrega uma obra de arte dos tempos atuais, intitulada “The Persistence of Chaos” criada pelo artista Gou O Dong, de Pequim, e a Deep Instinct, empresa de segurança cibernética sediada em NY.

Essa obra seria um compilado dos seis malwares mais perigosos lançados nos últimos tempos.

Por que um laptop da Samsung de aproximadamente 11 anos está sendo leiloado por mais de US$1.000.000,00?

O laptop em questão é apenas um velho laptop Samsung NC10 de 2008 rodando o Windows XP SP3, porém vem carregado dos vírus mais potentes lançados entre 2000 e 2018.

Foto do laptop retirada do site The Persistence of Chaos
Foto do laptop retirada do site The Persistence of Chaos

Os Malwares presentes no laptop são:

  • ILoveYou, do ano 2000, que infectou mais de 50 milhões de dispositivos em apenas dez dias. O vírus teve origem nas Filipinas, e espalhou-se via e- mail. O worm danificava a máquina local e mandava uma cópia de si mesmo para todos os contatos do usuário no Outlook. Ao executar o arquivo, que tratava-se de um script em Visual Basic disfarçado de uma carta de amor vinda de um conhecido, o programa sobrescrevia arquivos no computador do usuário, como arquivos do pacote Microsoft Office, arquivos de áudio, imagens, entre outros.
  • SoBig, de 2003, que é um dos vírus de propagação mais rápida de todos os tempos – ele carrega junto um tipo de Backdoor, que permite o acesso ao computador dos infectados.
  • MyDoom, de 2004, ainda mais rápido na propagação que o SoBig, é um worm que tem como função se replicar e deixar toda a internet lenta devido ao tráfego que causa.
  • BlackEnergy, representante de 2015, que ajudou a desligar as luzes na Ucrânia durante um ataque cibernético na rede elétrica. Ele é um cavalo de Tróia usado para conduzir ataques DDoS, espionagem virtual e ataques de destruição de informações.
  • WannaCry, que causou estragos em muitos hospitais em 2017, também faz parte do pacote. O WannaCry é um ransomware (um malware que “sequestra” arquivos das máquinas ao criptografá-los e posteriormente pedem dinheiro para devolver os arquivos) e foi usado em vários ataques por todo o mundo em 2017, inclusive no Brasil que paralisou grandes órgãos como Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), o TJSP e o INSS.
  • DarkTequila, de 2018, sua infraestrutura são incomumente sofisticados para operações de fraude financeira. A ameaça está focada principalmente em roubar informações financeiras, mas uma vez dentro de um computador também extrai credenciais para outros sites, incluindo aqueles populares, coleta de endereços de e-mail pessoais e comerciais, contas de registros de domínios, contas de armazenamento de arquivos e muito mais possivelmente para serem vendidos ou usados em operações futuras.

Um item estranho a ser vendido

Sobre a “criação” Guo falou ao The Verge o seguinte: “Temos essa fantasia de que as coisas que acontecem nos computadores não podem realmente nos afetar, mas isso é um absurdo”, diz Guo. “Os vírus armados que afetam as redes de energia ou a infraestrutura pública podem causar danos diretos.”

Veja também: Agora é possível jogar Fortnite com controles bluetooth

Porém o laptop é seguro desde que não seja conectado ao WI-FI ou ligado a um USB. E nos termos da venda são colocadas algumas condições. O laptop deverá ser tratado como uma obra de arte ou de interesse acadêmico e não tem intenção de disseminar qualquer malware. Também foi avisado que antes dele ser entregue ao comprador todas as portas e a internet serão desativadas, para não correr o risco de contaminação externa.

Ainda assim é realmente um item estranho a ser vendido. Porém seu criador, Guo, diz que gosta de pensar na obra de arte como “uma espécie de bestiário – um catálogo de ameaças históricas”.

O que você acha sobre isso? Deixe um comentário.

Com informações de The Verge e The Persistence of Chaos.

Rita Chamorro

Sou Engenheira Civil e apaixonada por viajar, adoro conhecer cidades e como as pessoas vivem, sempre no roteiro tem prédios bonitos e históricos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta