Quais são as empresas de Elon Musk?
Quem é Elon Musk? Quais são as suas empresas? Porque ele é a pessoa mais rica do mundo? No vídeo de hoje eu respondo todas essas dúvidas. Quais são as empresas de Elon Musk? Blastar: Essa não é uma empresa, mas sim o seu início empreendedor. Musk vendeu o código de um jogo desenvolvido por…
Quem é Elon Musk? Quais são as suas empresas? Porque ele é a pessoa mais rica do mundo? No vídeo de hoje eu respondo todas essas dúvidas.
Quais são as empresas de Elon Musk?
Blastar: Essa não é uma empresa, mas sim o seu início empreendedor. Musk vendeu o código de um jogo desenvolvido por ele mesmo para uma revista de tecnologia por US$ 500. O mais impressionante é que o game, batizado de “Blastar”, foi desenvolvido pelo bilionário quando ele tinha apenas 12 anos.
Zip2: Foi uma empresa que provia e licenciava software online de guias metropolitanos para jornais. A empresa foi fundada em Palo Alto, como Global Link Information Network em 1995, pelos irmãos Elon e Kimbal Musk e Greg Kouri. Inicialmente, Global Link possibilitava a empresas locais uma presença na Internet, mas depois começou a ajudar jornais a projetarem guias online. Em 1999, a empresa foi comprada pela Compaq por 307 milhões de dólares e 34 milhões em ações.
X.com e PayPal: Em março de 1999, Musk co-fundou a X.com, uma empresa de pagamento de serviços financeiros on-line e de e-mail, com 10 milhões da venda da Zip2. Um ano depois, a empresa se fundiu com a Confinity, que tinha um serviço de transferência de dinheiro chamado PayPal. A empresa foi fundida e focada no serviço do PayPal, além de ter sido renomeada para a marca “PayPal” em 2001. O crescimento precoce do PayPal foi impulsionado principalmente por uma campanha de marketing viral onde novos clientes foram recrutados quando receberam dinheiro através do serviço. Musk foi expulso em outubro de 2000 de seu papel como CEO (embora ele permaneça no conselho) devido a desentendimentos com a liderança de outras empresas, principalmente pelo desejo de mover a infraestrutura baseada em Unix do PayPal para o Microsoft Windows. Em outubro de 2002, a eBay adquiriu a PayPal por 1,5 bilhão de dólares em ações, dos quais Musk recebeu 165 milhões de dólares. Antes de sua venda, Musk, que era o maior acionista da empresa, detinha 11,7% das ações do PayPal.
Em julho de 2017, Musk comprou o domínio x.com do PayPal por um montante não revelado, afirmando que ele tem “um grande valor sentimental” para ele.
SpaceX: Com 100 milhões de dólares de sua fortuna inicial, Musk fundou a Space Exploration Technologies, ou SpaceX, em maio de 2002. Ele é diretor executivo e diretor de tecnologia (CTO) da empresa sediada em Hawthorne, Califórnia. A SpaceX desenvolve e fabrica veículos de lançamento espacial com foco no avanço do estado da tecnologia de foguetes. Os dois primeiros veículos de lançamento da empresa são os foguetes Falcon 1 e Falcon 9 (uma homenagem para a Millennium Falcon de Star Wars) e sua primeira nave espacial é a Dragon (uma homenagem para o filme Puff the Magic Dragon). Em sete anos, a SpaceX projetou a família de veículos de lançamento Falcon e a nave espacial multiuso Dragon. Em setembro de 2008, o foguete Falcon 1 tornou-se o primeiro veículo de financiamento privado a colocar um satélite na órbita terrestre. Em 25 de maio de 2012, a Dragon ancorou com a Estação Espacial Internacional, fazendo história como a primeira empresa comercial a lançar e embarcar um veículo para a EEI.
A SpaceX possuí um braço chamado Starlink. O Starlink é um projeto de desenvolvimento de constelações de satélites, para desenvolver uma plataforma de satélites de baixo custo e alto desempenho e transceptores terrestres de clientes necessários para implementar um novo sistema de comunicação baseado na internet.
Tesla Motors: Uma empresa que desenvolve e produz carros elétricos e baterias, a Tesla Motors é mais um projeto de Musk que pretende dar fim a supremacia do motor a combustão interna e, consequentemente, diminuir os efeitos do aquecimento global.
SolarCity Corporation: Empresa subsidiária da Tesla, Inc. especializada em serviços de energia solar e está sediada em San Mateo, Califórnia.
A SolarCity comercializa, fabrica e instala painéis solares residenciais e comerciais nos Estados Unidos. Também forneceu outros serviços de energia. Em 2016, a empresa se fundiu com a Tesla, Inc. e agora oferece serviços de armazenamento de energia através da Tesla. A empresa, em parceria com a Panasonic, opera o Tesla Gigafactory 2 em Buffalo, Nova York, onde fabrica componentes de módulos solares.
Neuralink: Em 2016, Musk co-fundou a Neuralink, uma empresa de inicialização de neurotecnologia, para integrar o cérebro humano com a inteligência artificial. A empresa, que ainda está nos primeiros estágios da existência, está centrada na criação de dispositivos que podem ser implantados no cérebro humano, com o objetivo final de ajudar os seres humanos a se fundir com o software e acompanhar os avanços na inteligência artificial. Esses aprimoramentos podem melhorar a memória ou permitir uma interface mais direta com dispositivos de computação.
The Boring Company (TBC): Também conhecida como To Be Continued, Tunnels R Us e American Tubes and Tunnels. É uma empresa de infraestrutura e de construção de túnel fundada por Elon Musk no fim de 2016 depois dele mencionar a ideia de construir túneis na sua conta do Twitter. Musk citou as dificuldades e limitações com a atual rede de transporte 2D como inspiração para o projeto.
Twitter: Em 25 de abril de 2022, foi anunciado um acordo para Musk adquirir o Twitter pelo valor de 44 bilhões de dólares. Segundo o comunicado do Twitter, o conselho da empresa aprovou por unanimidade a compra, que será concluída ao longo de 2022. Ao final, a empresa terá o seu capital fechado, tornando-se uma empresa privada. Lembrando que no momento, a compra do Twitter por Musk ainda está em negociação.