O que Elon Musk, Jeff Bezos e Bill Gates têm em comum, quais são os seus segredos?

Eles são os três homens mais ricos do mundo. Atualmente juntos, eles possuem mais de 400 bilhões de dólares. Eles são os fundadores e líderes de algumas das empresas mais inovadoras e influentes da história. Eles são Elon Musk, Jeff Bezos e Bill Gates.

Elon Musk, Jeff Bezos e Bill Gates Foto: Imagens editadas no Canva

Mas o que eles têm em comum além da fortuna e do sucesso? Quais são as características, os hábitos e as visões que os diferenciam dos demais? Vamos explorar alguns aspectos que unem esses três gigantes da tecnologia e da filantropia.

Paixão pela literatura

Coincidência ou não, o primeiro ponto que chama atenção é que os três possuem nacionalidade norte-americana e atuam no setor de tecnologia e inovação. Mas talvez você não soubesse que eles também compartilham a paixão pela leitura. Desde cedo, os três demonstraram um interesse voraz por livros de diversos gêneros e assuntos. Elon Musk conta que lia cerca de 10 horas por dia quando era criança, devorando obras de ficção científica, biografias e enciclopédias. Jeff Bezos também era um leitor ávido desde pequeno, chegando a montar uma biblioteca improvisada em seu quarto. Bill Gates é conhecido por ler cerca de 50 livros por ano e compartilhar suas recomendações em seu blog pessoal.

A leitura ampliou seus horizontes, estimulou sua imaginação e alimentou sua curiosidade. Alguns dos livros que marcaram suas trajetórias foram: “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, de Douglas Adams, para Elon Musk; “Empresas Feitas para Vencer “, de Jim Collins, para Jeff Bezos; e “O Fim da Pobreza”, de Jeffrey Sachs, para Bill Gates.

Visão de longo prazo

O segundo aspecto é a visão de longo prazo. Os três bilionários não se contentam em resolver problemas imediatos ou atender demandas momentâneas. Eles pensam grande e planejam para o futuro. Eles querem mudar o mundo com suas ideias e projetos. Elon Musk quer colonizar Marte com sua empresa SpaceX e revolucionar o transporte terrestre com sua empresa Tesla. Jeff Bezos sempre busca por inovações em prol da democratização dos serviços de internet com sua empresa Amazon e a exploração do espaço com sua empresa Blue Origin. Bill Gates quer erradicar doenças como a malária e a poliomielite com sua fundação Bill & Melinda Gates e combater as mudanças climáticas com seus investimentos em energia limpa.

Resiliência

A resiliência diante das dificuldades também é algo em comum. Os três bilionários enfrentaram muitos obstáculos, críticas e fracassos ao longo de suas carreiras. Eles não desistiram diante das adversidades, mas aprenderam com seus erros e persistiram em seus objetivos. Elon Musk quase faliu suas empresas após uma série de lançamentos fracassados de foguetes espaciais. Jeff Bezos enfrentou uma forte concorrência no mercado online após o estouro da bolha da internet no final dos anos 90. Bill Gates foi processado pelo governo americano por práticas anticompetitivas na década de 2000.

Liderança e gestão

O quarto aspecto é a capacidade de liderança e gestão empresarial. Os três bilionários souberam criar uma cultura organizacional forte em suas empresas, baseada na inovação, na excelência e na satisfação do cliente. Eles também souberam recrutar e motivar talentos, delegar responsabilidades e tomar decisões estratégicas. Elon Musk é conhecido por sua visão ousada e sua exigência por resultados. Jeff Bezos é famoso por sua obsessão pelo cliente e sua regra das duas pizzas. Bill Gates é admirado por sua inteligência e sua capacidade de aprender rápido.

Uma das estratégias criativas de Jeff Bezos para não perder dias inteiros em reuniões desnecessárias é a “regra das duas pizzas”. Bezos nunca faz reuniões em que duas pizzas não seriam suficientes para alimentar todo o grupo.

A lógica: quanto mais pessoas numa reunião, menos produtivo o encontro será.

Rivalidade

A rivalidade entre eles é mais um segredo para o sucesso. Apesar de terem muitas coisas em comum, os três bilionários também têm suas diferenças e desavenças. Eles competem entre si em alguns setores, como o espacial e o energético, e trocam farpas públicas em redes sociais ou entrevistas. Elon Musk já criticou Bill Gates por comprar um carro elétrico da Porsche em vez de um da Tesla. Jeff Bezos já criticou Elon Musk pela compra do Twitter. Bill Gates já criticou os programas espaciais de Musk e Bezos.

Essa rivalidade pode ser vista como uma forma de estimular a competição saudável e a inovação no mercado, ou como uma forma de demonstrar egoísmo e arrogância dos super-ricos.

Causas sociais e ambientais

Por fim, o sexto aspecto é a generosidade com as causas sociais e ambientais. Os três bilionários não se limitam a acumular riqueza, mas também se comprometem a doar parte dela para fins filantrópicos. Eles assinaram o Giving Pledge, uma iniciativa criada por Bill Gates e Warren Buffett que convida os bilionários a doarem pelo menos metade de suas fortunas para caridade durante suas vidas ou após suas mortes. Elon Musk já doou mais de 100 milhões de dólares para pesquisas sobre inteligência artificial, educação e saúde. Jeff Bezos já doou mais de 10 bilhões de dólares para combater as mudanças climáticas através de seu fundo Bezos Earth Fund. Bill Gates já doou mais de 50 bilhões de dólares para diversas causas através de sua fundação Bill & Melinda Gates.

Essa generosidade pode ser vista como uma forma de contribuir para o bem-estar da humanidade e do planeta, ou como uma forma de evitar impostos e melhorar a imagem pública.

Elon Musk, Jeff Bezos e Bill Gates são três personalidades fascinantes que moldam o mundo com suas visões e ações. Eles têm muito em comum, mas também têm suas diferenças. Eles inspiram admiração, mas também despertam críticas. Eles são exemplos de sucesso, mas também são alvos de controvérsias.

O que você pensa sobre eles? Deixe seu comentário abaixo. Assista o nosso vídeo logo abaixo.

- Créditos 
Roteiro: Alexandre Cordeiro com ajuda do Novo Bing e ChatGPT 
Edição e narração: Alexandre Cordeiro 
Imagens: Pexels, Pixabay e Giphy 
Thumbnail: Fotos de Elon Musk, Jeff Bezos e Bill Gates editadas no Canva 
Informações: Novo Bing, ChatGPT, Tecmundo, Estadão, Greenme, Executive Digest, Veja e demais prints de tela que estão no vídeo 
Músicas: Biblioteca de áudio do YouTube

Alexandre Cordeiro

Idealizador e principal mantenedor do TecnoUp.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta