Minha opinião sobre o celular Asus Zenfone 8

Passei basicamente 15 dias utilizando o smartphone Zenfone 8 da Asus, e falarei sobre a minha experiência de uso durante esses dias.

Primeiramente quero falar sobre o que eu gostei e algumas caractaristicas do aparelho

Design e acabamento: Sem dúvidas o celular tem um excelente acabamento premium, com metal que cobre toda a lateral, traseira em vidro, IP68 e acompanha uma capinha muito bonita que não tira a estética do aparelho. Posso dizer que o acabamento lembra muitos os iPhone’s, e não foi apenas uma pessoa que me perguntou se era um iPhone quando viu o aparelho de frente.

Tela: Tela AMOLED com tamanho de 5,9 polegadas e taxa de atualização que vai de 60 Hz, 90 Hz e 120 Hz, podendo ser definida conforme a sua preferência ou deixada em modo automático.

Som: Em questão de áudio o aparelho da Asus também traz boas cacteristicas. Som estéreo de boa qualidade e no software o assistente de áudio onde é possível equalizar o som de acordo com a sua preferência.

Câmeras traseiras: As câmeras traseiras são de excelente qualidade com sensores Sony IMX686 e boa estabilização ótica e um excelente foco automático. Fiz um vídeo mostrando a gravação em 1080 60FPS que é o modo mais utilizado.

Desempenho: Esse é um ponto que não tenho nada para reclamar. Aparelho traz o Snapdragon 888 com 8 GB de RAM LPDDR5 e a interface bem próxima ao Android puro (muito parecido com a interface da Motorola) mas com algumas implementações da Asus. Eu particularmente gosto disso e acho que sem tanta coisa a impressão é que o sistema fica ainda mais fluído.

Bateria: O aparelho é pequeno para os padrões atuais e por isso não possuí uma bateria tão grande. São 4.000 mAh que no meu uso básico durou o dia todo. Porém em dias que exigi mais do aparelho, como por exemplo usando bastante as câmeras, notei que a bateria drenou mais rápido e foi necessário dar mais uma carga. Em todo caso ele vem com carregador de 30W que leva em torno de uma hora para a carga completa. Lembrando no Modos de sistema podemos alterar para modos onde a autonomina de bateria será priorisada (Alto desempenho, Dinâmico, Durável, Ultra durável e Anvançado onde é possível personalizar a configuração).

Para os nostálgicos: O Zenfone 8 apesar de ser um celular premium, ainda traz algumas caracteristicas que já foram abandonadas faz um bom tempo pelos concorrentes e talvez faça diferença para você.

O aparelho ainda tem rádio FM, entrada para fone de ouvido P2 e LED de notificações e carregamento que fica na parte inferior ao lado da entrada USB-C.

Preço: Atualmente o aparelho está com um preço bem interessante pela sua proposta, variando na faixa de R$ 2.699.

Agora vamos falar sobre caractaristicas que não me agradaram muito

Vou citar algumas caracteristas que não me agradaram muito e algumas coisas que o Zenfone 8 não traz e que talvez sejam interessantes para você.

Não vem fone: Eu não me preocupo quando a isso, desde que a empresa também colabore com o custo do aparelho. Acho melhor não vir, do que vir um fone meia boca que irá aumentar o custo final.

Não tem carregamento por indução: Não tenho o costume de carregar meus aparelho por indução, mas para quem já está acostumado, isso fará falta.

Modo computador: Infelizmente a Asus ainda não tem a funcionalidade que transforma o celular em um “computador”, assim como a Motorola tem o Ready For e a Samsung o DeX.

Celular compacto: O Zenfone 8 tem tela pequena de 5,9 polegadas. Isso é algo de perfil e eu ainda prefiro celulares com telas maiores. No dia a dia acabo me acostumando com o celular pequeno, mas quando começo a usar um com tela maior já percebo que me agrada mais.

Integração com o Windows: Apensar do Zenfone 8 e vários outros aparelho Android serem compatíveis com o aplicativo Seu Telefone do Windows (agora chamado de Vincular ao Celular), apenas a parceria entre Microsoft e Samsung permite o espelhamento e controle da tela do smatphone pelo Windows. Eu uso muito isso para fazer o monitoramento de câmera quando gravo meus vídeos.

Câmera traseira com gotículas na lente: Isso aconteceu apenas uma vez, mas me chamou muito a atenção. Atualmente aqui na minha cidade o tempo está muito úmido e isso aconteceu no momento em que eu estava utilizando a câmera para gravar um reels para o Instagram. Eu deixei alguns minutos a câmera aberta e com isso o celular esquentou um pouco formando pequenas gotículas dentro da lente que fizeram a imagem ficar embaçada. Fechei o app de câmera e aguardei alguns minitos e as gotículas evaporaram.

Respondendo as dúvidas dos incritos

Fala Bruno! Tiveram algumas pessoas que me questionaram sobre a qualidade e o foco automático da câmera frontal. Então resolvi tirar essa dúvida com a própria Asus. Segue o meu questionamento e a resposta.

Meu questionamento: Algumas pessoas me questionaram sobre o foco automático da câmera frontal, e nos testes que fiz, não estava notando o funcionamento. Porém agora notei que ele faz o foco de uma forma sutil e depende de uma certa distância não dando grande desfoque no segundo plano. É assim mesmo? Teria alguma configuração ou algum outro ajuste que eu não estou sabendo fazer?

Resposta Asus: O aparelho possui o sensor IMX663 com Dual PD. Mas utilizando o foco para mais de um objetivo em uma distância comum para uma selfie, o foco Dual PD funciona. Portanto é o normal do aparelho mesmo!

Todo caso, eu fiz um vídeo mostrando a qualidade da câmera frontal e também das câmeras traseiras.

Fala Danilo! Eu curti demais a qualidade das câmeras traseiras nas fotos e vídeos que fiz. Porém a câmera frontal realmente não é ideal para gravações e tal. Para isso o melhor será mesmo o Zenfone 8 Flip que dará a mesma qualidade nos selfies.

O Android 12 aparentemente bem estável. No período que usei, nada que me chamou a atenção. A respeito do Zenfone 9, não tive nenhuma notícia. Mas o ROG Phone 6 será lançado no próximo dia 05 de julho.

Alexandre Cordeiro

Idealizador e principal mantenedor do TecnoUp.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta